SISTEMA FOTOVOLTAICO CONECTADO A REDE (ON-GRID)

Em um Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede, os painéis solares captam a radiação e convertem esta energia diretamente em energia elétrica, porém na forma de corrente contínua. Estes painéis, ou módulos fotovoltaicos, são então conectados ao inversor solar, responsável por condicionar a energia na forma utilizada nos equipamentos elétricos.

Nos momentos em que a energia gerada exceder o consumo, a diferença é injetada na rede da concessionária convertendo-se em créditos energéticos que podem ser usados nos períodos noturnos e dias chuvosos, com validade de 5 anos e que podem ser utilizados mesmo para abater nas contas de energia de outros imóveis!

CRESCIMENTO DO USO DA ENERGIA FOTOVOLTAICA:

Com aproximadamente 95 GW instalados globalmente durante o ano de 2017, a Energia Solar teve mais um ano de crescimento impressionante devendo atingir um total global acumulado de 401.000GW. 2016 Foi marcado pelo crescimento massivo do mercado na China, EUA e Índia. Depois de anos de crescimento exponencial, o mercado europeu teve um crescimento mais modesto em 2017 . Esta desaceleração do mercado europeu pode em parte ser explicada pela mudança nos incentivos que agora já não são mais tantos.

Os mercados de energia solar fotovoltaica em 2017 mostraram um equilíbrio perfeito entre as instalações de grande porte (grandes usinas solares) e a geração distribuída (Sistemas instalados em telhados de casas e empresas). Demonstrando essa capacidade única que só a energia fotovoltaica tem de oferecer uma solução para diversas necessidades: desde ligar uma lâmpada de um poste de iluminação com alguns Watts, até oferecer uma alternativa de produção de energia para uma casa ou mesmo uma grande usina solar produzindo energia para milhares de famílias.