Portas Automáticas De Vidro

Indicadas para acessos em escritórios, shoppings, aeroportos, hospitais, hotéis, supermercados, entre outros ambientes comerciais, industriais e até residenciais, as portas automáticas passam uma imagem de segurança e sofisticação, além de agilizar o fluxo de pessoas e proporcionar economia no ar condicionado, agregando valor ao empreendimento. “O que há muito pouco tempo era considerado um artigo de luxo, hoje pode-se afirmar que s é um elemento necessário, que visa o conforto, segurança e economia. A instalação de portas automáticas otimiza os sistemas de acesso e garante assepsia e fluidez ao ambiente”, afirma Tomas Catafay, líder regional da dorma+kaba para América Latina.

Conforme explica Catafay, a tecnologia desenvolvida nas portas automáticas deslizantes é realizada por meio de microprocessadores, de alta tecnologia, que atendem a diversas programações como velocidades ajustáveis, freios de abertura e para fechamento, temporização, entradas específicas no módulo de comando para sensores ativos e passivos, botoeiras ou pulsadores específicos como, por exemplo, a aproximação das mãos para acionar a abertura das portas – garantindo assepsia nas aplicações hospitalares, além de movimentos suaves e silenciosos durante seu funcionamento.

Mão de obra precisa ser especializada

A instalação demanda conhecimento específico. As próprias empresas fornecedoras dos sistemas de automatização realizam toda a montagem e entregam o produto pronto, mas também trabalham em parceria com profissionais como vidraceiros, que podem adquirir a tecnologia a um preço mais baixo e instalar a porta automática, após realizarem cursos e orientações que as fabricantes fornecem. “O equipamento necessita de configurações específicas em sua unidade de comando que precisam ser minuciosamente treinadas para execução e funcionamento perfeito. Não pode ser feito por qualquer pessoa”, explica Fabiano Barreto, da Suprema.

“Em cidades próximas a Ipatinga-MG (até 150 km), oferecemos o serviço para o vidraceiro com custo extremante reduzido, mas a instalação pode ser feita por eles. Em alguns casos de assistência técnica é necessário mão de obra especializada. Assessoramos as vidraçarias, acompanhando todo o processo de concepção do projeto (cortes dos vidros, instruções de montagem, auxilio técnico por telefone ou local). Além disso, podem solicitar o auxílio dos nossos vendedores técnicos, para que possamos especificar sempre o melhor produto”.

Passo a passo

A Suprema Portas Automáticas montou um breve roteiro do processo de instalação. Vale ressaltar que é necessário ter um conhecimento mais aprofundado, obtido através do curso que a empresa oferece, para obter um perfeito resultado final. A execução leva cerca de seis horas.

Conferência:

1) O técnico tem que fazer a vistoria do local, conferir as medidas do vão, se batem com a do projeto, conferir o ponto de energia elétrico para ligação do produto e dos materiais utilizados na execução, como a furadeira, e ainda conferir os materiais e medidas como vidro, perfis de alumínio, borrachas, kit de automatizador e acessórios.

Instalação da Estrutura:

2) Fixar a estrutura de alumínio através do perfil de fixação (tubo 150×50), instalar o perfil lateral quando houver e, após isso, fixar o trilho em alumínio que já possui o equipamento automatizador. Instalar os demais perfis para fixação dos vidros fixos (Perfil ) quando houver, instalar o perfil para movimentar o vidro móvel chamado de perfil pega vidro, e instalar este perfil no suporte de fixação do automatizador, que está ligado diretamente às roldanas de movimentação. Após a instalação das folhas móveis, deve-se instalar o guia de piso na parte interna inferior do vidro fixo, este guia mantém a estabilidade e o alinhamento do vidro móvel.

Instalação do Automatizador:

3) Realizar as ligações das fotocélulas de segurança nas laterais de acordo com a norma ABNT, fazer as ligações dos sensores de presença também de acordo com a norma e fazer a interligação de todos componentes/acessórios adicionais com a unidade comando microprocessada. Em seguida, colocar a tampa de alumínio que isola o automatizador, proceder a ligação no ponto de energia e realizar todos os testes de abertura e fechamento, bem como ajuste de torque e velocidade, adequando à necessidade do cliente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *